Festa Nossa Senhora da Piedade

Setembro 09, 2021

Festa Nossa Senhora da Piedade

Reza a história que no meio duma tempestade, um grupo de marinheiros prometeu construir uma ermida no cimo dum monte, dedicada à Virgem Santíssima, caso o navio não embatesse nos rochedos da costa. E assim, para cumprir a promessa, foi construída no século XVII, no Monte Gordo, no Caniçal, a Capela de Nossa Senhora da Piedade. 

 

Nossa Senhora da Piedade tornou-se a Santa protetora dos pescadores da vila do Caniçal e em sua honra é realizada a Festa da Nossa Senhora da Piedade, no terceiro fim de semana de setembro de cada ano. Este ritual católico, que acontece quer chova quer faça sol, é uma forma dos pescadores agradecerem a pesca do ano e o regresso à terra. 

 

Esta festa inclui uma procissão que se diferencia das outras procissões que decorrem na Ilha da Madeira, na medida em que também decorre no mar. Todos os anos se realiza um sorteio para escolher o barco que irá levar a imagem da Nossa Senhora da Piedade, que é uma réplica da famosa escultura Pietà, de Miguel Ângelo, e que representa a dor de Maria sobre o corpo morto do seu filho. A dor desta mãe espelha a dor das mães que vêem os seus filhos embarcando nos barcos sem nenhuma certeza de que ao final do dia irão regressar do mar. 

 

Festa da Nossa Senhora da Piedade começa no sábado. A Imagem da Nossa Senhora encontra-se na capela, no Monte Gordo, onde é ornamentada  com o ouro oferecido pelos fiéis e colocada num andor, que é transportado por homens até ao barco. O andor segue no barco sorteado para o efeito, e desembarca na povoação para que a imagem continue a procissão até à Igreja Matriz, sempre acompanhada com os hinos tradicionais. Chegando à Igreja Matriz é realizada uma missa.  

 

No domingo, a procissão prossegue, mas fazendo o percurso inverso, de forma a devolver a imagem à capela. A subida para a capela é também uma representação da subida de Jesus ao Monte Calvário e os fiéis que fizeram promessas percorrem o trajeto enquanto os outros ficam nos barcos. 

 

Mas um ritual deste género envolve sempre convívio e diversão, e por isso, os arraiais decorrem no mar e em terra. São algumas dezenas de embarcações e a esta festa juntam-se habitantes de toda a ilha. Durante todo o ano os pescadores colocam de parte dinheiro para financiar este fim de semana de festa. Oferecem comida, bebida e muita animação a quem está nas suas embarcações decoradas e pintadas com cores alegres. 

 

E novamente o sagrado e o profano se encontram e convivem respeitosamente entre si, num fim de semana de muita fé e alegria. Uma festa, na qual podemos ver a devoção de muitos madeirenses, especialmente daqueles que fazem do mar o seu local de trabalho. Um mar, cuja força se sobrepõe à força do homem. Um mar que suscita grande respeito e a invocação de forças que são invisíveis aos nossos olhos. 

 

 

#mavipp #machico #canical #montegordo #senhoradapiedade #festa #procissao #fe #devocao #ilhadamadeira 



  • Apoio ao Cliente
    Apoio ao Cliente

    Os nossos empregados são os melhores: temos sempre alguém para esclarecer as suas dúvidas.

  • Garantia de Satisfação
    Garantia de Satisfação

    Garantimos a qualidade do nosso produto, assim como o melhor aconselhamento aumentando a satisfação dos nossos clientes.

  • Compra Simplificada
    Compra Simplificada

    Facilitamos as encomendas por telefone, whatsapp, email ou loja-online.

  • Portes Grátis
    Portes Grátis

    Numa compra superior a 60€, os portes de envio ficam gratuitos.

  • Multibanco
    Multibanco

    Efetue os seus pagamentos por multibanco.

© 2024 Mavipp - Fornecedor de Papel, Plástico e Produtos Químicos da Madeira - Todos os Direitos Reservados
desenvolvido por nível criativo